O empreendedor que começa seu negócio normalmente espera problemas, como
os entraves burocráticos e as dificuldades financeiras dos primeiros
meses.
Veja a lista das principais armadilhas apontadas por quem entende do
assunto para manter o sucesso de um pequeno negócio:
1) Contratar pessoas baratas
"Esse não é
nem risco, é certeza de derrota", diz
Hélio Rodrigues da Costa, professor da Fundação Getúlio Vargas do Rio
(FGV-RJ).
Reinaldo Miguel Messias, consultor do SEBRAE de São Paulo, vai além:
"Se você
pagar a média do mercado para contratar alguém que está do lado de fora
[desempregado], você vai pegar os funcionários que as outras empresas não
quiseram", diz ele.
2) Não reter funcionários e perder conhecimento
humano
Esse risco é unânime entre os especialistas e, segundo eles, uma das
maiores dificuldades de qualquer empresa é reter bons funcionários. "Hoje em dia é muito difícil achar pessoas
comprometidas", diz Ana Lígia Finamor, professora da
FGV-RJ.
Hélio Rodrigues da Costa alerta também que o conhecimento na empresa não
pode ficar ligado a uma pessoa ou a um grupo de pessoas, para que o negócio não
corra risco caso elas saiam.
3) Não pagar funcionários e tributos dentro da
legalidade
Para Messias, não pagar os direitos trabalhistas ou tributos e outras
obrigações em dia é "um empréstimo a longo prazo", já
que quase inevitavelmente a empresa vai ter que pagá-los posteriormente e em
valor maior.
4) Não trocar fechaduras e cadeados e checar
estuque do teto para evitar assaltos
Quando o empresário começa o negócio, alugando uma loja ou galpão, é
preciso ficar atento à segurança. "Você não sabe quem alugou o imóvel antes", diz o consultor do SEBRAE, então é preciso trocar fechaduras e
cadeados das portas.
O empreendedor deve ter cuidado com as boas intenções: às vezes, ao
enviar cartões, presentes ou outras gentilezas à casa do cliente, pode causar
problemas a ele, já que a compra feita pode ser uma surpresa para alguém ou
mesmo um segredo.
Messias dá um exemplo: "O sujeito compra um carro e a concessionária manda flores para a casa
dele agradecendo pela compra. O problema é que o sujeito é casado e o carro
comprado não era para a família, e sim para outra pessoa."
6) Comprar para você, não para o cliente
O empresário precisa pesquisar e conhecer o gosto do cliente e fazer as
compras com fornecedores de acordo com isso, e não com seu gosto pessoal,
alerta o consultor do SEBRAE.
Uma situação frequente quando o empreendedor está começando os negócios
é depender muito de um único cliente ou fornecedor. A situação deve ser
evitada: "É um risco
muito grande", diz Messias.
Tanto antes de abrir o negócio, para preparar o imóvel, fazer
contratações e formar estoque, quanto depois, com a empresa funcionando, é
muito frequente que os empresários tenham problemas para estimar seus custos.
"O fornecedor
deve ser seu parceiro, ele vai te dar dicas de tendências, de estoque etc. Você
vai ter vantagens", diz Messias, do SEBRAE.
"Um dos
maiores erros do pequeno empresário é pegar boas práticas que existem é
achar que elas servem para todo mundo", diz
o professor da FGV-RJ. "É preciso entender a lógica por trás da prática e adaptá-la à sua
empresa."
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