sexta-feira, 19 de julho de 2013

Ata do Copom indica novas altas da Selic


Banco Central entende ser apropriada a continuidade do ritmo de ajuste das condições monetárias em curso

Os juros futuros abriram em leve alta nesta quinta-feira, 18, em relação aos ajustes de quarta com os investidores de olho na ata da última reunião do Copom (foto), divulgada nesta quinta. O documento não trouxe muita novidade em relação ao texto do encontro anterior ou ao que já tinha mostrado o Relatório Trimestral de Inflação de junho. Mas sinalizou a manutenção do ritmo de alta da Selic em 0,50 ponto porcentual. O BC "entende ser apropriada a continuidade do ritmo de ajuste das condições monetárias ora em curso."

reuniao-copom-350Com relação ao dólar, o Copom avalia que a depreciação e a volatilidade da taxa de câmbio verificadas nos últimos trimestres "ensejam uma natural e esperada correção de preços relativos". "Importa destacar ainda que, para o Comitê, a citada depreciação cambial constitui fonte de pressão inflacionária em prazos mais curtos. No entanto, os efeitos secundários dela decorrentes, e que tenderiam a se materializar em prazos mais longos, podem e devem ser limitados pela adequada condução da política monetária."

O Copom retirou, por fim, a frase em que avaliava que a inflação em doze meses ainda apresenta tendência de elevação e que o balanço de riscos para o cenário prospectivo se apresenta desfavorável.

Na quarta-feira começaram a surgir as primeiras apostas em uma elevação mais suave da Selic na reunião do Copom de agosto, em 0,25 ponto porcentual. A possibilidade foi levantada após o presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, dar declarações de que o BC dos EUA deve seguir com sua política monetária extremamente acomodatícia

Nenhum comentário: