quinta-feira, 18 de julho de 2013

Clientes mal atendidos, um nicho de oportunidades


Os gestores constroem empreendimentos bem sucedidos quando obtém melhor compreensão e baseiam suas escolhas e estratégias de produtos e serviços nas prioridades dos seus clientes.
Uma boa alternativa para elaborar ideias e atrair esta fatia da população é identificar o que tem motivado o descontentamento do público no mercado, desenvolver produtos, serviços e planos de atuação baseados no atendimento e na superação de expectativas, levantar e propiciar o que lhe gera valor, o que requer amplo estudo, pesquisa e testes. Isso claro, sem detrimento do público atual, ao qual paralelamente, se deve manter ações e programas capazes de fortalecer continuamente as relações.
atendimentoNão é novidade que o custo para se obter novos clientes é superior ao de se manter os antigos, o que tem propiciado uma verdadeira guerra entre as grandes corporações que há muito não conseguem cultivar bons relacionamentos (Exemplo: empresas de telefonia). Em meio a um panorama de negligência e promessas enganosas, surge um novo nicho de oportunidades para os micro e pequenos negócios: os clientes mal atendidos. Modelos de gestão baseados na coerência entre promessa e entrega podem ser cruciais no processo de decisão de compra.
Uma vez decidido investir em novos clientes, é preciso atentar ao potencial de crescimento que oferece o respectivo nicho, se a demanda identificada é condizente com a linha de frente de atuação do negócio ou se seria necessária a criação, por exemplo, de uma nova marca, ponto de venda, etc. – exemplo: produtos/serviços para diferentes classes econômicas. Outro ponto fundamental é se o empreendimento possui capacidade para atender e administrar um número superior de consumidores e, em caso de necessidade de nova estrutura de atendimento e ou comunicação, analisar a viabilidade financeira de fazer tal mudança. Uma boa maneira de reduzir as probabilidades de erro é buscar ajuda especializada.
Os gestores constroem empreendimentos bem sucedidos quando obtém melhor compreensão e baseiam suas escolhas e estratégias de produtos e serviços nas prioridades dos seus clientes. Grandes empresas têm vasta dimensão de departamentos, setores, equipes e embora possuam ampla capacidade de investimento, inovação e expansão, acabam perdendo na qualidade do atendimento e se distanciando de oferecer a resposta e a atenção que o público precisa e espera. Daí a oportunidade dos pequenos preencherem lacunas e estabelecerem novas e potenciais relações rumo a resultados superiores, orientados pela ética e pela geração de valor. Espero ter contribuído para sua reflexão! Até o próximo post, grande abraço!

http://www.ideiademarketing.com.br/2013/07/18/clientes-mal-atendidos-um-nicho-de-oportunidades/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+ideiademkt+%28Ideia+de+Marketing%29

Nenhum comentário: