terça-feira, 6 de agosto de 2013

O que o cadastro positivo pode fazer por você

dinheirama-post-o-que-cadastro-positivo-pode-fazer-por-voce

Começa a funcionar para valer no sistema financeiro nacional, a partir de agosto, o Cadastro Positivo – e esta ferramenta pode impactar positivamente na sua vida. Os mercados funcionam à base de informação. Quanto mais e melhor elas forem, mais eficiente o mercado será.
Além disso, dentro de qualquer mercado a diferenciação cumpre um papel fundamental na adequação de ofertas, condutas e regras. Quanto mais diferenciação houver, mais adequado o mercado será, trazendo melhores serviços e produtos para o consumidor.
Antes do Cadastro Positivo, o custo do dinheiro era feito por uma espécie de média, juntando o mau pagador e o bom pagador na mesma cesta. O resultado é que o justo pagava pelo pecador. Quem pagava suas contas e prestações em dia terminava pagando um ônus gerado por quem atrasava o pagamento ou mesmo deixava de pagar.

Vale ressaltar que ninguém vai ser obrigado a constar neste cadastro. A adesão ao mesmo será voluntária, isto é, você precisa declarar a sua vontade em fazer parte dele perante as instituições gestoras – seu nome somente constará se você der autorização. Em outras palavras, havia um benefício e até um incentivo indireto para o devedor. Ninguém em sã consciência pode concordar com uma circunstância desse tipo. Daqui por diante, ao identificar o bom pagador de suas obrigações o mercado financeiro poderá finalmente separar o joio do trigo, praticando contratos mais ajustados a cada perfil financeiro existente.
Outro ponto a ressaltar é que o efeito não será imediato. Levará algum tempo para que o tomador de crédito sinta as vantagens de honrar os seus compromissos, mas elas certamente virão se o cadastro for bem utilizado pelas instituições e pela população.
Juros mais baixos e prazos maiores serão duas possibilidades para quem tiver um bom histórico. Isso é uma boa notícia para quem precisa de bancos e financeiras. Boa também para quem usa o crédito na expansão do consumo.
Comprovando a regularidade no pagamento das prestações, ele poderá inclusive facilitar a vida de quem tem uma renda oscilante, como os profissionais autônomos. Quem anda na linha só tem a ganhar.
Em tempos onde a privacidade virou uma espécie de bandeira de todas as esquinas, é lógico que tem gente achando que o Cadastro Positivo será mais uma forma de bisbilhotar a vida alheia. Porém, pelo menos quem o fizer estará constatando uma informação positiva, que contribui para a boa reputação das pessoas em termos financeiros.
O perfil de consumo evidentemente estará implícito no cadastro de cada um, mas esta não será a primeira nem a última forma das empresas terem acesso a este tipo de informação. Depois, quanto melhor eles identificarem seus clientes, melhores soluções poderão ofertar.
Em outros países, o Cadastro Positivo já existe, não sendo uma invenção verde e amarela. Também já temos cadastros de inadimplentes. Por que não um cadastro de bons pagadores? Ele chegou!
Esta alternativa exige, todavia, que empresas e pessoas organizem sua vida financeira para que o feitiço não se volte contra o feiticeiro. Trata-se de um destaque para a boa reputação. No entanto, lembre-se que para tê-lo é preciso pagar as contas em dia. E este será um benefício.

fonte: aqui

Nenhum comentário: