terça-feira, 23 de julho de 2013

Comunicação nas pequenas e médias

As pequenas e médias empresas vêm se estruturando de maneira mais sólida nos últimos anos. A gestão de pessoas das chamadas PMEs foi destaque recentemente. Mas, como anda a comunicação desses pequenos empreendedores? Para ajudá-los na criação de uma comunicação mais assertiva, elaboramos algumas dicas junto a profissionais da área que têm muito para ensinar. 


1 - Comunicação ou publicidade?

A resposta é: os dois. Mas antes de a gente te explicar o porquê disso, vale a pena entender os conceitos e como, hoje, as empresas têm organizado a sua comunicação de maneira geral:

Comunicação corporativa, ou relações públicas: a comunicação corporativa cuida principalmente da reputação da empresa, isto é, como ela é vista por seus diferentes públicos - clientes, funcionários, fornecedores, parceiros de negócios - etc. Uma comunicação eficiente engloba desde a comunicação visual até, por exemplo, o seu relacionamento com seus clientes. Aquela velha história de que "tudo é comunicação" é verdade: do seu cartão de visitas até a sua estratégia de lançamento de um novo produto ou serviço.

E então a publicidade serve para quê? A publicidade é uma das formas de comunicação: é uma maneira de anunciar seus produtos e serviços em espaços pagos. Ou seja: a publicidade é um braço importante da comunicação, mas é apenas uma parte dela.



2 - Comunicação on-line

De uma forma simples, a comunicação on-line é feita a partir:

De um website institucional ou e-commerce;
De páginas ou perfis em uma ou mais redes sociais.

O maior benefício da comunicação online é justamente sua difusão orgânica, ou seja, você não precisa pagar nada para seu site ser indexado pelo Google, ou para ter uma página no Facebook.

Entretanto, você pode utilizar os serviços pagos destas ferramentas, que veiculam anúncios. O Facebook tem uma plataforma paga de anúncios para páginas e posts, e o Google conta com o Google Adwords.

Recentemente, o Linkedin também lançou um serviço de anúncios.



3 - O que é imprescindível ter no meu site?

Você não precisa ter um site cheio de imagens em movimento, ou com poluído em informações. É preciso garantir três coisas:

Que as pessoas entendam o que você faz quando entrarem no seu site;
Que seus produtos e serviços estejam "à mão", e não escondidos no site;
Que as formas de contato sejam claras e eficientes.

Um site ruim é aquele que, além de não ter informações claras e disponíveis, tem um layout "amador" - ou seja: se não dá para fazer nada muito elaborado, torne o mais simples possível. 

Se você já resolveu a questão visual, que causa a primeira impressão no seu visitante, é hora de se concentrar no conteúdo do seu site.



4 - O conteúdo é o rei

Para que se seu site seja relevante, é preciso oferecer conteúdo de relevância. Isso não vai fazer apenas com que seu visitante fique mais tempo no seu site. Conteúdo relevante também ajuda o seu site a ser melhor indexado pelas ferramentas de busca, em especial o Google.

Além de fazer uma boa descrição sobre seus serviços ou produtos, e sobre a sua empresa, gere conteúdo de qualidade acerca do que você oferece. Você pode ter um blog para falar do tema, escrever e postar artigos, ou criar um ebook, por exemplo. Aproprie-se do tema - construa sua marca na web em torno do seu conhecimento sobre determinado assunto e torne-se referência.

Pense sempre em criar conteúdo que ofereça interesse e que as pessoas queiram compartilhar - isso é o mais importante!


Consultoria: www.intelligenzia.com.br 

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