Acha
que estou maluco? Como podemos demitir um cliente se ele é nossa fonte
de renda e, se insatisfeito pode destruir a empresa nas redes sociais?
Explico: o relacionamento com clientes envolve encontrar o público
certo, compreender a necessidade do cliente e antecipar a ação! Simples e
rápido. Mas nem sempre a empresa já nasce com esse foco ou não temos um
planejamento ideal.
Normalmente
as empresa atiram para todos os lados e conquistam clientes dos mais
diferentes perfis e necessidades. Quando analisa o público que tem,
percebe o tamanho da enrascada que se meteu. É muito difícil
personalizar o atendimento quando existe um público muito variado e isso
geralmente atrapalha a conversa empresa X cliente.
Provavelmente, você empreendedor ou
mesmo cliente, percebe que existe um grande esforço por algum envolvido
no processo para atender uma necessidade. Cuidado! Esse é o sinal de que
algo está no caminho errado.
Para resolver esse problema devemos utilizar a gestão de clientes e analisar nossa carteira segmentando os clientes em três tipos:
Cliente ideal ou de Maior Valor (CMV) –
É aquele que compra seus produtos e interage com a empresa. Valoriza os
produtos e não liga para descontos porque entende que existe um valor
no serviço/produto e geralmente tem a expectativa atendida.
Cliente Potencial (CP) –
O cliente potencial é aquele que está no início do relacionamento e
pode comprar ou adquirir outros produtos. Ainda está conhecendo a
empresa e tem alta expectativa.
Cliente Problema ou BZ (Below Zero) –
Esse deve ser revisto com muito cuidado. Geralmente nunca está
satisfeito, gosta de reclamar de tudo e todos e ainda por cima sempre
pede um desconto! Quando atuamos com serviço ainda existem aqueles tipos
que insistem em pedir algo ilegal ou anti ético, paga atrasado e ainda
tenta te fazer trabalhar de graça.
Se for colocar na ponta do lápis quanto
cada cliente vale ou rende, você irá perceber que este último tipo traz
mais despesas do que lucro. Se sua empresa tem vários desse tipo, muito
cuidado! Você pode ficar refém deles e ainda ser reconhecido como uma
empresa mediana. O ideal é que ao longo do tempo o cliente problema seja
substituído por algum outro cliente potencial. O trabalho é grande, mas
o resultado é muito melhor em longo prazo.
Se for necessário, por mais que doa ou
te atrapalhe financeiramente, vale a pena demitir um cliente. Agora que
você já os conhece por tipo e valor, o transtorno e tempo investido
podem ser usados para investir em melhores clientes e na sua empresa.
Mais uma dica por fim, se for demitir algum, seja educado e até o ajude a
encontrar outro fornecedor.
Conheça cada um dos seus clientes e pratique a Gestão e Relacionamento com clientes (CRM)!
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