terça-feira, 4 de agosto de 2009

Maioria dos projetos ligados a mudanças nas empresas falham

Por Época NEGÓCIOS Online

De acordo com estudo “Making Change Work”, percentual de CEOs que acreditam em mudanças relevantes em suas organizações cresceu de 65% em 2006 para 83% em 2008
O estudo “Making Change Work” (do inglês, Fazendo a Mudança Acontecer), realizado pela IBM, mostra que 59% dos projetos ligados a mudanças organizacionais nas empresas falharam ou não atingiram o objetivo desejado. Entre os obstáculos apontados estão a resistência das pessoas, destacados por 60% dos entrevistados, e a cultura corporativa arraigada nas empresas, citada por 49% dos participantes da pesquisa.
“A habilidade de gerenciar mudanças deve ser uma competência básica para as companhias. Dado o cenário de negócios cada vez mais complexo e desafiador, as empresas não podem mais tratar a mudança de forma improvisada, seja qual for o tamanho e segmento de atuação”, afirma Luiz Flavio Barros de Oliveira, consultor da IBM Brasil.
A pesquisa foi feita no final de 2008 com mais de 1,5 mil executivos de 15 países, incluindo o Brasil, e pretendia verificar de que forma as empresas lidam com mudanças e como gerenciam estas transformações e identificam estratégias que contribuam para a melhoria dos resultados de seus projetos.
Segundo a análise, a maioria dos CEOs considera que já está aprendendo como melhorar seus resultados em relação às mudanças da empresa. Apesar de identificarem que 59% de seus projetos de transformação foram “deficientes”, também destacam que, em média, 41% das iniciativas foram bem sucedidas em relação ao alcance de objetivos, prazo e orçamento planejados, além da qualidade esperada.
Outro destaque da pesquisa foi que o percentual de CEOs que acreditam em mudanças relevantes em suas organizações cresceu de 65% em 2006 para 83% em 2008. Os relatos de gerenciamento de transformações bem-sucedidas, porém, subiram apenas 4 pontos percentuais, de 57% para 61%, no mesmo intervalo.
“Esta disparidade entre mudança esperada e a sensação de ser capaz de gerenciá-la, chamado de Change Gap, quase triplicou”, afirma Oliveira. “Os projetos com maior índice de sucesso - 20% da amostra da pesquisa - alcançaram 80% de eficácia, quase o dobro da média. Em grande contraste estão os 20% com menor índice de sucesso, que apresentaram uma taxa de eficiência de 8%”, diz.
Para o consultor, a principal conclusão do estudo é que o alcance do sucesso em projetos não depende apenas da tecnologia, mas principalmente de pessoas. Em função disso, a IBM identificou quatro fatores comuns que distinguem os maiores desafios em projetos:
1 - É preciso ter uma noção realista dos desafios envolvidos na mudança. Empresas que sabem quais serão seus desafios nesta empreitada têm o dobro da porcentagem de projetos bem-sucedidos e 27% menos projetos problemáticos ou fracassados.
2 - É importante gerenciar a mudança de forma estruturada. Segundo a pesquisa, quem segue um procedimento têm uma taxa de sucesso nos projetos de 52%, comparado aos 36% de taxa de sucesso daqueles que improvisaram de acordo com a situação.
3 - A condição básica para o sucesso é engajamento de todos os funcionários. O envolvimento e a comunicação de mão dupla são duas poderosas ferramentas: 72% dos líderes acreditam que o envolvimento do funcionário é crucial e 70% deles acreditam que uma comunicação honesta e no momento certo é importante.
4 - É preciso investir com estratégia. As empresas com melhores resultados na implementação da mudança apostaram no aumento de noção da complexidade do projeto, gastando mais em criar habilidades de mudança e desenvolvendo suas ferramentas, métodos e capacidades de longo prazo.
(Época NEGÓCIOS Online)

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